diferença entre lenço echarpe cachecol pashmina xale

Qual A Diferença Entre Cachecol Echarpe e Pashmina? Descubra Todos Os Modelos, Medidas, Dicas Rápidas E O Que Eles Tem Em Comum

Compartilhe!

Você sabe qual a diferença entre cachecol echarpe e pashmina (🧣🤔)? Se tem um erro que a maioria das pessoas comete é chamar cachecol, pashmina, xale, echarpe, … da mesma coisa, já percebeu? Quando falamos sobre estilo, tendências e moda, alguns termos costumam nos confundir e é comum não saber qual a diferença entre eles, né? Cachecol ou echarpe? Lenço ou xale? É claro que reina a confusão, pois muitas mulheres chamam um xale de noite, de cachecol de noite ou um xale de lã, de cachecol de lã e por aí vai. Dentre tantos nomes e estilos fica difícil saber quem é quem na hora de comprar (🤔). Eles são diferentes para quem trabalha com moda, mas iguais para a grandes mortais. Então, pra te ajudar, nós da SWEET LUCY ACESSÓRIOS, elaboramos este guia completíssimo para você entender qual a diferença entre echarpe, cachecol, pashmina, lenço e, muitos outros que você descobrirá ao ler este artigo. Além disso, você encontrará dicas rápidas e detalhes interessantes sobre cada um deles. Então, bora ficar por aqui para desmistificar e entender, de vez, qual a diferença entre echarpe cachecol pashmina, lenço e entre outros. Vamos desenrolar este assunto (🙌)?



Todos eles são geralmente usados para cobrir o seu pescoço, mas existem algumas diferenças como tamanho, forma e finalidade que os tornam diferentes um do outro. Vemos muitos blogs de moda e influenciadoras novatas usando os termos de forma intercambiável, em nossa opinião não há nada de errado nisso, mas para quem busca uma informação precisa e correta, aqui é o lugar (😉)!

Neste gancho da informação, o objetivo da SWEET LUCY neste post, é aumentar o seu quociente de moda sabendo quem é quem, quando usar cada um desses acessórios e, apresentar para você cada um deles, além de, mostrar as diferentes formas de usar e te revelar as especificidades.


Introdução Sobre Qual a Diferença entre Pashmina Cachecol Echarpe E Etc

Como sabemos, o outono já se instalou e com ele vem aqueles dias de transição da estação, durante o dia aquele calorão e ao final da tarde começa aquele friozinho geladinho e, não demora muito, chega a estação mais fria do ano, o inverno.

E como forma de se proteger dos dias de vento frio e daquela sensação térmica geladinha, que é típica do outono inverno, nada melhor que apostar nos lenços e echarpes para ficar quentinha, prevenir algumas doenças típicas da friagem, além, é claro, de garantir um look super charmoso e elegante.

diferença entre lenço echarpe cachecol pashmina
 

O que Tem Em Comum Entre Cachecol, Pashmina, Echarpe e Lenço?

Basicamente, todos os quatro termos, seja echarpe, cachecol, lenço ou pashmina são acessórios que podem ser usados o ano todo, mas aqui no Brasil costumamos dar mais relevância a eles no inverno, para nos proteger do vento e do frio.

De forma geral, todos estes seis acessórios tem vários pontos em comum, não necessariamente todos, seja, o meio de produção, o processo fabril, o material base, corte a capacidade de elevar o look, etc. Vamos a alguns pontos habituais.

1. Função

Eles tem uma função principal que é ajudar a manter a região do pescoço protegida e aquecida contra o vento frio, a sensação térmica baixa.

E como função complementar ele funciona muito bem, seja como um elemento decorativo, implementando a produção feminina ou ainda como acessório essencial para o frio no guarda-roupa da mulher (ou ambos ao mesmo tempo).

2. Categoria

Seja echarpe, lenço, cachecol, estola, pashmina ou qualquer um dos demais já citados, todos eles pertencem a mesma categoria, a mesma família de acessórios, uma vez que, eles possuem um estilo bastante semelhante.

2. Material

De forma, geral, todos estes seis termos representam peças produzidas em tecido ou algum tipo de fio que são usados como um acessório de moda no look feminino.

3. Fios e tecidos

Eles podem ser feitos ou conter de fibras naturais, como a seda, a caxemira, a lã, o algodão e o linho, em fibras sintéticas, como acrílico, poliamida, aramida, polipropileno e poliéster, ou ainda em tecidos inteligentes como os nano tecnológicos e os hipoalergênicos.

Para fins decorativos, as fibras naturais e as artificiais são usadas na mesma peça, por exemplo, um fio de ouro metálico (que é uma fibra sintética) pode ser usado também para bordar um cachecol de lã (que é uma fibra natural).

4. Formato geométrico

Com relação os formato, varia conforme cada um deles, mas em geral estes seis acessórios possuem um shape geométrico; podem ser quadrados, triangulares ou retangulares.

Na sequencia exploraremos mais detalhes para ajudá-la a entender – verdadeiramente – a diferença de cada um e auxiliá-la a decidir qual é o certo para você, de acordo com o momento e a estação.


Qual a Diferença entre Cachecol, Echarpe, Pashmina, Lenço, Xale, Estola, Envoltório e Cashmere

Na hora da compra sempre surge a dúvida: pashmina, echarpe, cachecol, estola, xale ou lenço não são a mesma coisa? Não é tudo igual? Não. Em geral, eles não são iguais.

A diferença primária destes acessórios é que eles se diferenciam pelo tamanho, cortes e formatos, pela medida, tipos de materiais, cores e/ou estampas que são usados na produção.

E se engana quem acha que eles são peças a serem usadas apenas nas épocas de frio, como o outono e inverno – e em cada um deles mostramos as possibilidades para você usar a cada estação ou em todas.

💖 Dica da Lucy

Se você vive em regiões do Brasil onde o clima de inverno não é uma estação tão fria, mas ainda assim, quer usar e acha este acessório um luxo, então, é só continuar lendo este post, que vamos mostrar várias dicas e insights legais para você (😉).

1. Estola

Vamos começar desmistificando a diferença da estola dentro outros acessórios da mesma família. Metade das vezes, quando as pessoas falam sobre xale, na verdade querem dizer estola.

A estola é uma faixa de comprimento médio e de diferentes larguras o suficiente para cobrir parte das costas, mas é usada geralmente em torno do pescoço no inverno ou em volta dos ombros em trajes de gala. Os modelos tradicionais, geralmente mede 2 metros de comprimento, mas é estreita na largura. É o nosso tamanho padrão de estola aqui na SWEET LUCY, quase todos os fabricantes tecem estolas neste tamanho. As estolas geralmente não são franjadas.

Uma estola pode ser considerada uma versão mais leve, sofisticada e formal de um xale, embora tenha algumas outras distinções.

Trazendo para o a moda inverno, a estola pode ser usada para proteger a região do colo e ombro contra o frio. É encontrada em tecidos como plush, pelúcia, pelinho ou pele falsa ou ainda em lã em crochê e tricot. É uma peça fácil de usar compondo looks quentinhos de inverno ou arrematando looks elegantes ou de solenidade.

Vale ainda ressaltar um tipo específico de estola, muito usada por sacerdotes durante as celebrações: elas possuem comprimento longo e largura bem estreita. Sacerdócios costumam usá-las penduradas no ombro sobre o peito, ou ainda, cruzada sobre o peito.

🔥 Dica da Lucy

Vai participar de alguma celebração ou evento social durante o inverno em ar condicionado frio ou em ambiente a céu aberto em noites friorentas? A estola pode te ajudar a implementar o look de festa com estilo. Se estiver um tempo fresco, uma estola de seda transparente adicionará muita elegância a um look formal.

2. Xale

A palavra ‘xale’ é uma palavra da língua persa (شال shāl), mas tem suas raízes de origem na palavra sânscrita शाटी śāṭī.

Um xale é um pedaço de tecido de lã produzido em crochê ou tricot, renda ou em tecido quente, como o flanelado para te manter aquecida e confortável durante os invernos. Peça muito usada na década de 80, o acessório vem retomando holofotes marcando presença nos looks como acessório de inverno indispensável no frio.

Comumente encontrado do formato triangular e grande, mas é possível achar modelos em formato retangular, quadrado e até mesmo oval e medidas menores.

O xale tradicional tem o dobro do comprimento que a largura, quando medido mede 1×2 metros ou 100×200 centímetros. Estes são feitos de fios relativamente mais pesados, como lã., portanto os modelos mais tradicionais costumam ser grandes e longos, o suficiente para cobrir ao redor dos ombros e toda a região das costas.

Um xale de lã adiciona um lindo gran finale a um look de inverno e pode ser usado para se aquecer ou pode ser puramente decorativo ou ambos. Eles podem ser de cor sólida monocromáticos ou super estampados e coloridos. Muitos modelos de xales são adornados com franjões, com pedrarias para os mais estilosos, botões na frente e até barrados com rendas.

Você encontra também alguns modelos de xales para ocasiões formais feitos em tecidos mais extravagantes; são excelentes para complementar um vestido elegante ou um traje formal. Mas quem disse que eles não podem estar presentes em todos os lugares, como os looks casuais ou os mais clássicos? É só experimentar e ver qual mais combina com você, com a ocasião e com o seu estilo.

A variação na fabricação determina a textura do xale e sua adequação ao tipo de clima. Os xales feitos de algodão fino, renda e linho são adequados para serem usados no verão, enquanto os xales de lã ou tecidos encorpados são mais propícios aos looks de inverno.

Então, vimos que o xale pode ser um acessório essencial para o frio como também para adicionar uma camada extra de cobertura em looks em eventos formais.

🔥 Dica da Lucy

Incremente usando na parte da frente do seu xale, um broche estiloso da SWEET LUCY! É certo que vai dar uma acabamento interessante e charmoso ao visual.

A echarpe feminino é um acessório estiloso e muito atemporal. Echarpe é um termo francês que significa “xale”.

Uma echarpe é um acessório de moda feminina que se assemelha a um cachecol. Ela tem o formato retangular, ou seja, obslongo só que uma pouco mais longo e mais estreito que o cachecol. É geralmente usado em volta do pescoço, pendurado na frente do corpo ou jogado sobre os ombros para adicionar estilo e elegância a um look.

As echarpes podem ser feitas de uma variedade de materiais, de tecidos mais finos, maleáveis e leves como a seda, algodão fino, crepe, cetim, chiffon, voal, voile, renda, entre outros. O que faz dele, o acessório perfeito para ser usado em todas as estações do ano – exceto inverno rigoroso, uma vez que você pode inserir nos looks de primavera ao outono e até inverno ameno.

Ah! Em alguns modelos mais estilizados, você pode encontrar alguns echarpes com franjinhas.

Em relação às medidas, as echarpes podem variar em comprimento e largura. Normalmente, elas têm cerca de 150-200 centímetros de comprimento e 30-70 centímetros de largura. No entanto, as medidas podem variar dependendo do fabricante e do estilo específico da echarpe.

Quanto à forma de usar uma echarpe, há muitas opções, veja só:

  • você pode simplesmente envolvê-la em volta do pescoço uma ou várias vezes, deixando as pontas penduradas na frente.
  • também pode amarrar as pontas em um nó folgado ou um laço para dar um estilo mais elaborado.
  • pendurado no pescoço ou como uma gravatinha com big laço
  • ou usá-la solta sobre o pescoço e sem amarração com as pontas caídas naturalmente -para esta forma de usar, é importante ficar atenta a estatura x comprimento do echarpe para criar uma harmonia no visual. Esta é a forma ideal para dar um toque leve e de destaque no look, principalmente nos dias de verão.
  • Outra opção é colocar a echarpe sobre os ombros, deixando-a cair suavemente ao redor do corpo.
  • Uma outra dica bacana, principalmente para os dias com temperaturas mais amenas e dias frios é usar a echarpe feminina em várias voltas no pescoço arrematando-a com um broche ou com um lindo nó. É charme garantido!
  • Também ficará um arraso usando esta peça da mesma forma, só que, por dentro de um casaco de inverno. Desta forma sua produção ficará muito mais elegante.
  • E, uma forma tradicional e comum entre as mulheres, é usar o echarpe como um xale, jogado sobre as costas e ombros.
  • Agora, se você deseja garantir estilo e personalidade nas suas produções, a nossa dica é usar o echarpe na cabeça, como uma headband (turbante e faixa de cabelo).
  • Por ser um acessório cheio de estilo, dependendo do modelo, você poderá usar inclusive em looks mais elegantes ou formais.

Enfim, já seu para perceber a flexibilidade de uso da echarpe, não é mesmo? Vimos que ela é um acessório versátil que pode ser usado de várias maneiras para complementar diferentes roupas e ocasiões.

Ela pode, ainda, adicionar ainda uma cor, textura e interesse visual a um look básico ou ser usada como um ponto focal elegante para um visual mais sofisticado. Convidamos você a experimentar diferentes estilos de echarpe e irá descobrir o que funciona melhor para você e seu estilo pessoal. De fato, a echarpe é uma peça curinga no closet feminino!

🔥 Dica da Lucy

É indicado usar echarpes nos dias em que a temperatura esteja amena, mais fresquinha e/ou com aquele vento chatinho, sabe? Para as mais descoladas e modernas, aposte inserir de forma estratégica, o echarpe em looks de verão fresco ou primavera, pois além de serem compostos de malha fina e fresca, agregam muito mais estilo e charme no visual.

O lenço é um termo mais genérico e abrangente que pode se referir a uma variedade de acessórios de tecido. São conhecidos também por lenços quadrados pequenos, bandanas ou lenços de pescoço.

Os lenços de pescoço são acessórios responsáveis por dar um charme a mais na produção. Você pode encontrar tanto no formato quadrado ou retangular, geralmente, menor se comparado a um cachecol ou uma echarpe.

Em relação às medidas, os lenços podem variar significativamente. Alguns lenços são menores, enquanto outros podem ser maiores. Por exemplo, o lenço feminino para pescoço e, geralmente temo corte em formato quadrado. Você encontrará diferentes medidas proporcionais como 100cm quadrados para modelos maiores e 50cm quadrados para modelos menores.

Existem também lenços retangulares, que podem ter uma largura de até 25cm e comprimento variável, opções lindas para usar como faixa para cabelo.

Quanto à forma de uso, os lenços oferecem diversas opções. Aqui estão algumas maneiras comuns de usá-los:

4.1. Lenço no pescoço

Também pode usar o lenço como um colar amarrado ao redor do pescoço. E se quer o efeito gargantilha é só amarrar mais justinho no pescoço com o nó de lado – fica uma graça!

O lenço quadrado pode ser usado também como lenço no pescoço com camisa de gola. Fica ultra feminino!

4.2. Lenço na cintura

Também pode ser usado na marcando a cintura — que é uma super tendência da moda ou se preferir … pode dar um plus incorporando o lenço feminino naquele cinto que está parado no seu armário.

4.3. Lenço no cabelo

Leia Mais Sobre: Roupas anos 90

4.4. Lenço na bolsa

4.5. Lenço como pulseira

Dobre o lenço em uma tira fina e amarre-o no pulso, criando uma pulseira linda e colorida.

Enfim, essas são apenas algumas ideias, mas a criatividade é o limite! Os lenços oferecem inúmeras possibilidades de estilizar e podem ser adaptados de acordo com o gosto pessoal e a ocasião.

E um adendo: é normal encontrar lenços femininos lisos, ou seja, com cores sólidas e também na versão estampada. São encontrados em diferentes tecidos como poliéster, algodão, chiffon, seda, cetim (que é mais comum), entre outros tipos de materiais. O lenço feminino é, sem dúvida, o tipo de acessório que agrega bastante valor na produção — seja qual for!

Cachecol é um termo muito usado para definir tudo nesta categoria de acessórios: lenços, echarpes, xales e estolas, etc. Mas estamos vendo aqui, que não é bem assim, onde cada um tem um padrão próprio.

O cachecol feminino é o acessório muito popular dos dias mais frios do ano. Sabe aquele dia de frio, frio mesmo? Aposte no cachecol sem erro, é certo que ele será o seu grande aliado para enfrentar as temperaturas baixas.

Em geral, os cachecóis possuem formato retangular, são compridos e geralmente mais estreitos que os echarpes, porém mais volumosos uma vez que, são feitos para te proteger do frio.

Ele é produzido com materiais específicos que ajudam a bloquear aquela sensação de frio intenso que é provocada pela baixa sensação térmica e pelos ventos gelados na região do pescoço e do peitoral. Para este caso, é recomendado escolher os cachecóis de lã em tricô ou cachecóis feitos em crochê com pontos fechados.

Tem também cachecóis que são produzidos com tecidos mais encorpados feitos com fios e tramas mais grossas e fechadas que protegem ainda mais a região do pescoço e peito contra o frio intenso e geada, por exemplo.

Para compor looks estilosos, cheios de charme e quentinhos neste inverno basta harmonizar sua produção usando os cachecóis femininos com toucas de inverno, gorros femininas ou boinas, luvas de inverno e um poderoso óculos escuro. É certeza de uma produção de inverno de sucesso!

Uma vantagem do cachecol: devido ao seu comprimento, permite que você enrole ou amarre em volta do pescoço de várias maneiras criando visuais únicos, no seu estilo, do seu jeito.


Você vai amar ler estes conteúdos que separamos para você!


É um tipo específico de xale de textura muito macia e leve, originário da região da Caxemira, no subcontinente indiano, no sul da Ásia. O termo “pashmina” também é usado para se referir a um tipo de lã fina obtida a partir da pelagem da cabra pashmina, encontrada principalmente na região da Caxemira.

Os modelos originais e tradicionais são feitos de uma mistura de lã fina de cabra pashmina e de seda, são reconhecidos pelo seu preço diferenciado, pela maciez e luxo.

As pashminas são geralmente retangulares, de tamanho médio e são usadas como acessórios elegantes para adicionar conforto quentinho e estilo aos looks femininos.

A pashmina pode ser feita de diferentes materiais, dependendo da qualidade, região em que é produzida e do preço. O modelo tradicional é feito de lã pashmina, que é colhida manualmente durante a muda das cabras na estação de inverno. Essa lã é muito conhecida por sua suavidade, leveza e isolamento térmico.

No entanto, hoje em dia, o termo “pashmina” também é usado para descrever peças adaptadas a atualidade, bolsos sendo feitos de outros materiais, como seda, chiffon, viscose ou misturas de lã com outros tecidos sintéticos. Essas opções podem ser mais acessíveis, se comparadas com as tradicionais na Ásia, e estão disponíveis em uma variedade de cores, estampas e texturas.

Quanto à medida, os tamanhos das pashminas podem variar. Geralmente, elas têm aproximadamente 70-100 centímetros de largura e 200-250 centímetros de comprimento, ou seja, elas são grandes. No entanto, você também pode encontrar pashminas menores ou maiores, dependendo da preferência pessoal e do estilo.

Para usar uma pashmina, há várias opções. Você pode usá-la como um xale, envolvendo-a nos ombros ou jogando-a sobre os braços para adicionar um toque de elegância ao seu visual. Também pode ser usada como um cachecol, enrolando-a em volta do pescoço para mantê-lo aquecido. Além disso, você pode usar a pashmina como um lenço, amarrando-a delicadamente ao redor do pescoço ou deixando-a cair sobre o peito.

🔥 Dica da Lucy

A pashmina é uma peça versátil que pode complementar looks dos mais diversos estilos e nas mais diversas ocasiões. Ela pode ser usada tanto em eventos formais quanto em situações casuais do dia a dia, como um passeio ao shopping, por exemplo. Além de proporcionar conforto, aquecimento, ela também adiciona um toque de sofisticação ao seu visual de inverno.

7. Envoltório (Bônus)

Este é quase certo que muitas mulheres nem tinham ideia que o envoltório faz parte dessa família de acessórios.

O termo envoltório é uma palavra compatível que cobre qualquer vestimenta externa ou pedaço de pano que possa ser coberto ao redor da parte superior do corpo.

Muitos chamam o envoltório de estola. E faz sentido, pois o envoltório é apenas um termo moderno para descrever a estola e os xales. Os envoltórios basicamente servem ao mesmo propósito que ambos, citados acima.

Ao longo do tempo temos percebido uma leve evolução da produção nesse acessório. Atualmente um envoltório é um acessório de estilo mais descontraído e pode ser feito de qualquer tecido como um poliéster mais charmoso, por exemplo.

8. Cashmere (Bônus)

O cashmere é um tecido luxuoso conhecido por sua suavidade e conforto, geralmente utilizado na confecção de acessórios como lenços, cachecóis e xales. Essas peças vêm em uma variedade de formatos, desde modelos tradicionais retangulares até opções mais modernas e assimétricas.

O cashmere é extremamente versátil, adequado para diversas estações do ano, oferecendo aconchego em dias mais frios e elegância em climas mais amenos. Sua trama fina e leve torna-o uma escolha popular para eventos formais, proporcionando um toque de sofisticação aos looks. Além disso, sua praticidade o torna ideal para viagens, sendo compacto e leve, mas ao mesmo tempo conferindo um toque de luxo e estilo a qualquer conjunto.



Existem algumas diferenças importantes com base no tipo, formato estação e propósito de uso, veja só:

ACESSÓRIO FORMATO ESTAÇÃO USO
Estola Retangular Outono e Inverno Jogado sobre os ombros sobre um vestido formal ou usado em volta do pescoço como item de inverno
Xale Triangular, Retangular, Quadrado ou Oval Outono e Inverno Envolvido sobre o corpo para fornecer cobertura máxima para calor e isolamento
Echarpe Retangular Todas as Estações Várias formas de uso e amarrações
Lenço Quadrado ou Retangular Todas as Estações Várias formas de uso e amarrações
Cachecol Retangular Outono e Inverno Várias formas de uso e amarrações
Pashmina Retangular Primavera fria, Outono e Inverno Várias formas de uso e amarrações
Envoltório Variado Outono e Inverno Usado sobre as costas
Cashmere Variado Todas as Estações Várias formas de uso
As sugestões da estação são apenas ideias de quando usar, mas vale considerar o tipo de material e a densidade em que o acessório é produzido.

Qual é o tamanho médio de um lenço?

Não existe tamanho médio ou exato a ser seguido para nenhum lenço. Há muitas variações disponíveis de tamanho de lenço no mercado brasileiro.

Quando os lenços ficaram conhecidos na moda?

Os lenços foram popularizados por marcas europeias sofisticadas como Burberry, Hermès, Louis Vuitton, Chanel.

Qual a diferença entre lenço, echarpe e cachecol?

A diferença entre eles é que o lenço é quadrado, a echarpe e o cachecol tem formato retangular.


Conclusão Sobre Qual a Diferença Entre Lenço Cachecol Echarpe e Pashmina

Viu que com todas estas dicas você vai poder variar o look, não é mesmo?

A escolha do material depende do estilo desejado, da estação do ano e da preferência pessoal. Materiais leves, como seda e algodão, são mais adequados para climas mais quentes, enquanto materiais mais densos, volumosos e pesados, como lã, são ideais para o usar no inverno.

Vimos que, pessoas e inclusive boa parte dos personagens que falam sobre moda na web e alguns influenciadores usam os termos xales, estolas, cachecol, lenços e etc de forma intercambiável (se você for um deles por aqui, agora já sabe e corre corrigir, mana!).

Enfim, com todo este conteúdo, neste post completo da SWEET LUCY sobre a diferença entre cachecol, echarpe, lenço, xale e outros similares, agora você deixará para traz a dúvida e confusão que você tinha sobre nome de cada um deles. Deixe seu estilo impecável! Use e abuse das possibilidades e versatilidades de usar estes acessórios. Eles são peça chave para qualquer produção!

Agora que você já é praticamente uma expert no assunto e viu o quanto cada um deles é um acessório de moda versátil, agora diz pra gente, qual deles você tem no seu guarda roupa e qual você mais usa? Vamos adorar saber!

comprar cachecol, echarpe, lenço de pescoço, comprar touca de frio

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima