Attenzione donne! Esta é uma pauta amada e super queridinha de muitas mulheres: estilos e tipos de sapatos femininos. Qual mulher não ama um belo par de sapatos femininos, hein?! É certo que você conhece várias amigas que possuem uma vasta coleção deles. Agora me diz, você tem ideia de quantos e quais são os tipos de sapatos femininos que existem atualmente? Posso te adiantar que são muitos! Do modelo do casual ao mais sofisticado, do hit da estação ou das redes sociais ao mais clássico dos clássicos, do slide baixo ao mais alto. Cada modelo de sapato feminino existente serve a uma ocasião e para um propósito diferente. Você vai ver e conhecer, aqui neste artigo que a SWEET LUCY fez com carinho para você, que há muitos estilos de sapatos que combinam com tudo, tudo mesmo, e podem ser adequados para vários momentos, tipos de looks e diversas ocasiões. Só para você ter uma ideia, nós listamos aqui mais de 62 tipos de sapatos femininos, sem contar as subcategorias, que é certo que dariam mais de 80 estilos de sapatos para mulheres existentes até o momento. E, é certo que, muitos deles, você talvez não conheça ou não elencaria na lista dos tipos de calçados femininos. Já imaginou? Vamos conhecer cada um dos nomes de sapatos existentes?
De antemão, já te dizemos que você se familiarizará com todos os tipos de sapatos, aprenderá os nomes de todos os estilos de calçados femininos, inclusive sobre alguns tipos especializados de calçados.
E não se preocupe, pois para cada tipo de calçado feminino encontrado aqui, você também verá o nome do sapato feminino e ao menos uma foto da categoria de sapatos mostrando para você qual o modelo, portanto, esperamos que você saia deste guia com o conhecimento também visual e de identificação de cada um deles. Tudo aqui foi feito com carinho e é certo que você vai amar! Vamos a eles?
Quais são os tipos de sapatos que existem? Conheça Quais São Os Nomes e Tipos de Sapatos Femininos
A cada época vão surgindo novos tipos de sapato feminino, nome de sapatos e estilos e você ficará por dentro de cada um deles, aqui neste artigo. Existem tantos estilos de sapatos femininos, do casual ao sofisticado, moderno ao clássico, baixo ao alto. Cada tipo de sapato serve a um propósito diferente.
Parece que não, mas hoje em dia, os sapatos femininos chegam em um leque muito amplo de variedade. Basta entrar nessas mega lojas de calçados online ou no shopping, para perceber.
São inúmeras opções de estilos, tipos de calçado e modelos onde cada um deles é projetado para atender diferentes propósitos, momentos e ocasiões.
Muitos dos tipos de sapatos são pensados na praticidade e no conforto. Dentre esta infinidade, você tem muitos estilos de sapatos femininos atuais que são projetados para funcionar bem com vários looks e ocasiões, ajudando assim, nas escolhas da mulher, hoje em dia.
Então, se você procura por informações e tipos de sapatos femininos do básico ao mais glam, do baixo ao mais alto, então você está no lugar certo. Escrevi, para você este guia definitivo dos tipos de calçados femininos para você tirar de vez todas as suas dúvidas.
Aqui está uma lista contendo uma grande variedade dos modelos, nomes e tipos de sapatos femininos para você mergulhar.
1. Chinelos e FlipFlop
Começando pelo tipo mais comum de calçado brasileiro: o chinelo (?). Talvez o mais popular dos sapatos, que é a cara do Brasil, a cara do conforto e “pau para toda obra”, não é mesmo?
Os looks de verão nunca estão completos sem um par chinelos! Conhecido como flipflop na gringa e aqui como chinelo de dedo, o modelo tradicional é sustentado nos pés em forma de Y.
A marca brasileira Havaianas tornou os chinelos de borracha super descolado na última década. Desde então esse tipo de sapato se tornou não apenas um item básico para usar em casa ou na praia, mas um acessório obrigatório na sapateira de toda mulher.
2. Chinelo Sleeper
É daqueles modelos de tira larga, que não possui nenhum tipos de fechamento, geralmente feito de material emborrachado que você enfia fácil o pé e é a cara do verão. Você encontra também na versão feminina.
3. Pantufa
Um dos queridinhos das vovós e tão adorado por muitas mulheres, no inverno. Geralmente ele é leve, feito em tecidos fofinhos como pelúcia, flanelado e outros tecidos. Tem shape semi fechado e muito usado em casa.
4. Sapatilhas
As sapatilhas são modelos de sapatos para mulheres de salto bem baixinho ou sem salto tipo slim e muito confortáveis de usar. Versáteis, elas são fáceis de inserir nos looks e podem ser usadas em ocasiões casuais e até nas semi formais. Possuem um shape simplista, mas podem ser adornadas com bridões, fivelas em metal, pedras e estão disponíveis em vários materiais, como couro, couro sintético, borracha, plástico, camurça ou até em lona.
Fique por dentro: SAPATOS PARA ENREVISTA DE EMPREGO FEMININA
5. Sandália plataforma
Este é outro queridinho da mulheres no quesito conforto. Eles são sapatos com sola grossa, também conhecido como anabela. Uma versão clássica e muito usada é aqueles com a sola grossa e macia – tipo emborrachado e na parte superior feito de couro, sintético ou plástico.
Muitas mulheres baixinhas amam este tipo de sapato plataforma, sabia?
6. Mary Janes
Receba esta fofura! Um sapato com o nome da heroína da tirinha de quadrinhos, a Buster Barun. É um sapato que é uma gracinha, delicado, elegante e com o bico arredondado e os mais modernos com bico fino.
Tem fechamento por uma ou mais tiras jumper na peito do pé. Crianças usam muito este estilo de sapato e graças as redes sociais o modelo retornou ao público feminino. Também conhecidos como sapatos de boneca, eles vêm com uma ou duas tiras no peito do pé.
7. Alpercatas
Sapatos sem salto, sola reta podem ser de tecido grosso, emborrachado ou de materiais de couro ou sintético. Muitas pessoas falam alpargatas (que é uma marca de sapatos) ao invés de alpercatas (que é um modelo da sapato).
8. Derby
Parece um oxford, só que não. Sabe aquele tipo de sapato feminino para todas as estações do ano? Os derbies são a sua aposta. Eles se diferenciam no design e por ter uma leve abertura na parte superior mantendo os cadarços abertos. Você encontra também alguns modelos de derbies com perfurações.
9. Slingbacks
É caracterizado por ser um sapato com salto aberto atrás. Ele tem uma tira com ajuste e biqueira fechada afunilada ou arredondada. Atualmente você encontra opções com bico quadrado.
10. Monges
Fácil de calçar este modelo vem equipados com fivelas nas laterais e leva este nome pois na Europa durante o século 15 os monges optaram por usar pela praticidade e pela resistência. Eles também são chamados de monks ou ainda de monk strap.
11. Oxford
Um modelo elegante, com um moo retrô que traz características masculinas no seu design. Uma peça versátil e que funciona bem com as peças de um armário feminino.
12. Babuche
É caracterizado por ser fechado na frente, geralmente em couro e todo aberto atrás e com biqueira fechada ou aberta, possuem salto que geralmente em madeira. Lembra um tamanco plataforma que foi muito usado na moda feminina anos 90. Atualmente há versões descoladas no estilo emborrachado.
13. Mule
Mule ou Mulet é uma categoria de sapato sem encosto na parte de trás, com biqueira fechada ou parcialmente aberta, sem salto ou com salto baixo em média de até 2 cm, mas você pode encontrar outros modelos atuais que podem ter um salto mais alto. Você encontra atualmente vários estilo desde os redondos, com dedos a mostra, aos quadrados, e pontiagudos.
Esses tipos de sapatos femininos são preferidos das mulheres, pois combinam com saias, bermudas, caem bem com jeans skinny e até com vestidos!
Algumas variações populares de Mules Femininos:
- Loafer Mule estilo mocassim
- Mules de salto alto (conhecido como estiletes, lembram?)
- Mule Bota (aberto atrás e fechado na frente igual a bota bico fino)
14. Top-siders
No Brasil costumamos chamar de dockside. São semelhantes aos mocassins, porém confeccionados em material mais grosso, com solado em cor clara e detalhe de cadarço. Em muitos modelos, os cadarços passam por toda a parte de trás do sapato com ilhós e podem ser amarrados no peito dos pés.
15. Mocassins
A origem deste tipo de sapato sem gênero tem dos povos indígenas da América e do Canadá. De fato, a palavra “mocassim” deriva da palavra Powhatan da língua algonquiana, “makasin”, que significa sapato.
Tem uma linha feminina, apesar de um shape mais masculino. É caracterizado por ser um modelo de sapato baixo, feito geralmente de couro com sola rígida. Muitos modelos são adornados com fitas, cordões ou rebites. Atualmente você encontra os modelos com sola tratorada.
16. Tiras de tornozelo
Um tipo de sapato adicionalmente equipado com uma ou mais tiras no tornozelo ou na parte de trás do pé. Alguns modelos permitem cruzar na região superior do calcanhar e amarrando na frente.
17. Winklipers
Também vindo da linha masculina e adaptado ao universo feminino, este modelo é caracterizado por ter bico fino ou pontas pontiagudas. O par pode ser sem desenho furadinhos ou adornados por ilhós, fivelas ou rebites.
18. Sapatilhas de ballet
Na lista das sapatilhas este é o sapato feminino usado por bailarinas da música clássica. As sapatilhas de balé não possuem salto e tem uma biqueira fechada plana na ponta dos pés.
19. Sapatilhas bailarina
Nada chega perto do conforto de uma sapatilha de bailarina. É um modelo simples e possuem salto baixo ou slide e são arredondadas ou quadradas na ponta. Alguns modelos são apena de encaixe e outras com fita para amarrar na perna.
20. Scarpin
Pensou que não iríamos falar do clássico scarpin? É um queridinho quando o assunto é sapato social feminino. Ele tem decote um pouco mais profundo e a biqueira ligeiramente pontiaguda.
Você encontrará modelos de diferentes alturas, desde aquele mais baixinho de 3cm ao mais altos como os de 10 a 15 cm. Experimente para saber qual o seu favorito. Há também muitas opções de forramento externo como os mais aveludados, os de vinil brilhosos, os de couro liso matte, couro com tema animais como crocodilo ou cobra, pro exemplo.
21. Tênis com cadarço
Popular dos sapatos esportivos, o tênis com cadarço perfeito para usar no dia a dia, no treino ou na caminhada, conforme modelo e objetivo. Como o nome sugere, eles vêm com cadarços no peito do pé que permitem ajustes para maior conforto.
Na linha dos modelos com cadarços você encontra também os modelos tipo Keds que são em material sintético ou lona, geralmente na cor branca — eu amo este modelos desde a moda da década 90 — e cá entre nós: eles combinam com quase tudo! Os meus preferidos para usar com saias e vestidos.
Veja mais sobre: LOOKS COM TÊNIS FEMININO
22. Tênis sem cadarço
Busca por praticidade e rapidez? Então um bom par sem cadarço é para você. São versáteis e deslizam facilmente pé a dentro. Os modelos tipo náutico, possuem elásticos costurados nas laterais ajudando assim no conforto. Quanto ao solado tem para todos os gostos, inclusive aqueles largos do tipo plataforma.
23. Tênis de corrida
Ainda na linha dos tênis também encontramos os tênis de corrida como o nome já diz: são modelos adequado a prática da corrida e caminhada seja no treino ou uma ida até o supermercado. Você encontra linhas pro que são para esportistas e os comuns, tudo depende do objetivo. Hoje em dia, a tecnologia desse tipo de calçado está avançada com amortecedores, tecidos tecnológicos etc
O melhor deste estilo de sapato feminino é que ele é confortável, macio e leve! Você encontra desde o liso aos mais coloridos e infinitas marcas para todo estilo, objetivo e bolso.
24. Sandálias slide
Sabe aquela sandália que é a cara do conforto? Você não vai querer tirar dos pés. Tem alças na parte superior com uma ou mais tiras e dedos a mostra.
Pode haver várias alças ou apenas uma. Sandálias deslizantes datam de vários milênios, com os antigos romanos ostentando-as orgulhosamente em seus pés.
25. Sandália gladiadora
É quase certo que você já foi uma das adeptas a este modelo. Muito em alta em 2015, elas são conhecidas também como sandálias gregas caracterizadas por suas tiras trançadas podem ir até a panturrilha.
Geralmente são feitas de couro, sintético, as comuns não possuem salto alto. Complementam bem a moda estilo boho e combinam com bermudas, saias e vestidos.
26. Sandália huarache
O estilo de sandália é também conhecida por fisherman ou pescador. É feita de couro trançado, tem com salto raso ou sem salto e continua sendo muito usada aqui no Brasil em looks casuais, por exemplo.
27. Sandália Tanga
É um estiloso com uma misturinha de rasteirinha com chinelo, possui um cruzamento de tiras sobre o peito do pé e uma alça no dedo maior.
Veja mais sobre: COMO GUARDAR SAPATOS FEMININOS
28. Sapatos jelly
Não só sandálias, mas sapatos e até chinelos você encontra. Também conhecidos como sapatos geleias, eles são feitos em PVC e foram destaque principalmente nos anos 80.
Tem para adultos e crianças e continuam em alta ao longo dos anos. Quem nunca foi apaixonada por uma Melissa e pelo cheirinho delí?!
29. Tamancos
Os tamancos, atualmente, podem ser muito semelhantes aos mule, ainda bem! Pois antigamente eles eram feitos inteiramente de madeira muito usado nos anos 80. Particularmente, achava um horror, eram barulhentos, machucavam os pés e nada flexíveis, uma vez que eram de madeira — um trauma de infância (?).
30. Espadrille
O termo espadrille vem da palavra catalã ‘espardenya’, que vem da grama esparto, o material original usado para fazer a “corda” usada para prender a parte superior da lona à sola.
As sapatilhas alpargatas ainda parecem semelhantes hoje, embora muitos outros materiais e enfeites diferentes estejam sendo usados, como couro e fitas.
As cunhas de alpargatas também se tornaram um sapato clássico de verão.
31. Sapatos slingback
Sapatos slingback – muitos dos quais com salto – são sapatos femininos com uma tira na região do tornozelo que cruza na parte de trás e nas laterais do tornozelo, logo acima do calcanhar do pé.
Os slingbacks são diferentes dos sapatos com tira no tornozelo porque a tira não envolve todo o tornozelo – apenas a parte de trás. Às vezes, a alça tem uma fivela ou um elástico para maior conforto e flexibilidade.
32. Sapatos D’Orsay
É um sapato que tem base na lateral do sapato – onde repousa o arco do pé – é cortado.
Os sapatos D’Orsay são vistos hoje principalmente como um estilo de sapato feminino. Os sapatos D’Orsay podem vir em diversas formas tais como sapatilhas, mocassins e até botas, mas geralmente são de salto médio ou alto, inclusive alguns modelinhos possuem tiras de tornozelo também.
33. Brogues
Esse tipo de sapato feminino chegou pela primeira vez aos Estados Unidos em 1800. Tem sido um favorito dos fãs desde então.
Enquanto os Oxfords geralmente vêm em preto ou marrom, alguns são estampados e perfurados. Este último é chamado de brogues, que é o outro apelido do sapato oxford atual.
Aprenda mais sobre: COMO CONSERVAR O SAPATO FEMININO
34. Botins
As botins são tipos de sapatos femininos estilo bota. Atualmente elas vêm em várias alturas e geralmente são nomeadas de acordo com a comprimento na perna. No caso, os botins são estilos de botas curtinhas e chegam apenas ao tornozelo.
35. Botas até o joelho
E se a cobertura do tornozelo não for o suficiente para o seu look, então você pode apostar nas botas de cano alto. Há modelos feitos de couro, camurça ou tecido, eles terminam abaixo ou na região do joelho. Aqui no Brasil este modelo sempre aparece nos looks de inverno.
36. Botas acima do joelho
E falando ainda sobre as botas, chegamos a mais um tipo de calçado feminino – ou melhor, botas – chamadas botas altas. Elas também são conhecidas como botas over-the-knee. Sabia que elas foram criadas para proteger as pernas dos cavaleiros de ferimentos?
Embora fossem exclusivos dos homens até o século 18, na década de 1960 tornaram-se mais populares para as mulheres. E novamente em 2016, quando elas se tornaram a queridinha na moda!
37. Botas chelsea
O nome vem da parte da moda de Londres chamada Chelsea. Onde esse estilo ficou famoso durante o auge do Chelsea nas décadas de 1950 e 1960.
O que diferencia as botas Chelsea das botins simples é que elas possuem um painel elástico. A maioria dos tipos tem um laço ou aba na parte de trás para facilitar o deslizamento.
As botas Chelsea geralmente têm altura do tornozelo, mas também podem ter altura da panturrilha ou cano baixo.
38. Botas de combate
Nos EUA, essas botas foram usadas na Guerra de 1812. Daí o termo “combate”.
As botas de combate não são totalmente novas foram muito usadas na década de 90 no movimento grunge e rock and roll. É um modelo ultra confortável, apesar da sua aparência rústica. Elas tem aderência e estabilidade e voltou aos holofotes, não é surpresa que Bella Hadid e Katie Holmes os adorem.
39. botas de chuva
Botas geralmente são em couro, mas estas são são feitas de borracha – um material que repele facilmente a água. Embora estas botas sejam destinadas ao trabalho (plantar ou pescar), elas se tornaram um item básico da moda em dias chuvosos. As Hunter Boots mudaram completamente o jogo Wellington e são usadas por muitos fashionistas – inclusive eu nas minhas galochas Silver Hunter! Já viu?
40. Botas de cowboy
Espécie de bota de montaria, elas vêm com cano alto e couro empilhado. Eles não têm cadarços e geralmente têm um dedo do pé redondo ou pontiagudo e é composta de material muito resistente.
41. Salto alto
Sapatos de salto alto, conhecidos como sapatos de corte pelos britânicos, são um dos estilos de calçados femininos mais populares.
Como mencionado anteriormente, quase todos os tipos de sapatos e tipos de botas para mulheres podem ter salto – desde um pequeno salto gatinho até um salto agulha alto. E encontra também com muitos formatos, tipos de materiais de calcanhar, solado e biqueira.
Saiba mais sobre: COMO GUARDAR SAPATOS NO GUARDA ROUPA
42. Cunhas
Um sapato de cunha é aquele que possui um salto especial chamado ‘cunha’, onde o salto elevado é continuamente preso à sola, sem interrupção.
Salvatore Ferragamo criou este modelo como uma cunha ortopédica no início dos anos 1930. Ele usou materiais de madeira e cortiça devido à escassez de couro e borracha durante a guerra.
Elas podem ser encontradas em muitos tipos de calçados femininos, incluindo sandálias, chinelos, scarpins e botas. Eles ressurgiram em popularidade na década 70.
Os tênis de cunha se tornaram populares em meados de 2010, onde os modelos estilo alpargatas continuam a ser as escolhas das mulheres por um tipo de sapato de verão.
43. Sapatos de plataforma
Quase qualquer tipo de sapato de salto alto pode ter uma plataforma. Algumas plataformas são totalmente planas, chamadas de flatform. Estes são vistos hoje como uma sola elevada, geralmente feita de borracha e podem ser encontrados nos estilos de botas, tênis e mocassins Chelsea atual.
Saltos de plataforma verdadeiros são aqueles que têm um bloco adicional sob a parte frontal da sola para levantar o pé. Eles podem variar em altura.
44. Sapatos salto gatinho
Os saltos de gatinho são saltos mais curtos e estreitos definidos por sua altura, que geralmente tem entre 1 e 3 polegadas de altura. Eles são tipos de sapatos femininos que podem ser encontrados em todos os tipos de calçados femininos, incluindo botas, scarpins, mules e sandálias.
Este tipo de salto também vem em muitas formas e tamanhos, incluindo saltos cônicos, saltos empilhados, saltos de vírgula e muito mais. Isso porque eles são mais fáceis de andar, em comparação com seus equivalentes de salto alto.
45. Sapatos de casamento
Lá vem a noiva! Com qual sapato? Um belo par de sapatos de casamento glamorosos! Os sapatos de noiva femininos são feitos de vários materiais, incluindo cetim, renda, malha. Geralmente eles são adornados com muitas pedrarias como strass, metais, pérolas, glitter, lantejoulas, etc.
46. Sapatos descalços
Cool e descolado! Parece luva, mas não é, tem cara de luva, mas não é. O calçado feminino barefoot é uma novidade no mercado, tendo sido desenvolvido em 2005 pela Vibram Company.
Com sapatos descalços, seus pés e dedos podem se sentir livres ao caminhar ou correr – apesar de você estar usando sapatos. São leves e flexíveis. Balenciaga recentemente fez uma versão de salto alto do sapato de cinco dedos!
47. Sapatos de dança
É difícil contar a grande quantidade de sapatos de dança para mulheres que existem. Além das sapatilhas de balé, que já falamos neste artigo, as sapatilhas de dança que são mais conhecidas para mulheres, são as sapatilhas de dança de salão.
Muitos estilistas e designers de sapatos se inspiraram neste modelinho. Confira abaixo algumas dos tipos de sapato de dança:
- Sapatilhas de dança
- Sapatilhas de Ponta
- Sapatos de dança de salão
- Sapatos de dança atlética
- Sapatos de sapateado
- Sapatos de jazz
48. Sapatos com cordões
Eles podem ter vários estilos, pode ser uma sandália de salto, um sapato fechado ou baixo. O que tem em comum neles é o fato de possuírem cordões como adorno ou para amarração.
Descubra: SAPATO IDEAL PARA CADA OCASIÃO
49. Stiletto
Stiletto é um sapato de salto alto com um salto muito fino e alto, geralmente com mais de 8 centímetros de altura.
50. Peep-toe
Um sapato de salto alto com a frente aberta, permitindo que os dedos dos pés “espiem” através de uma abertura na parte frontal. Um queridinho das mulheres para compor o look casual ou social para o trabalho nas primavera e verão.
51. Luis 15
Também conhecido por Luís XV, é um modelo que sobrevive há séculos e que nunca sai de moda. O luiz 15 é um modelo de sapato de salto alto, muito escolhido para usar em tipos looks femininos elegantes que requerem um salto bem, alto e luxuoso.
52. Anabela
Um tipo de sapato de salto alto com um salto em formato de cunha, que vai desde o calcanhar até a parte dianteira do pé.
53. Tênis slip on
Se tem um modelo que é aposta de conforto, é o slip-on. Eles são opções certeiras quando se deseja montar looks estilosos com roupas simples e ter um visual máximo, dentro desse estilo.
54. Tênis chunky
Conhecido como “dad shoes”, o tênis chunky está super em alta e tem tudo para permanecer nos holofotes por um bom tempo. Foi um modelo de sapato feminino ícone nos anos 90, sendo opção certeira para você que ama moda, estilo e conforto.
55. Sapato de salto bloco
Opção ideal para você que quer se manter sobre um belo salto, mas que preza acima de tudo o conforto. O sapato de salto bloco é uma alternativa quando se deseja agregar elegância em looks mais formais, sendo opção interessante de sapato para usar na entrevista de emprego, no look de festa, etc.
56. Sapato ortopédico
Os sapatos femininos ortopédicos são uma escolha ideal para mulheres que buscam conforto e bem-estar no dia a dia. Eles são projetados especificamente para oferecer suporte adequado aos pés, ajudando a corrigir a postura e aliviar dores causadas por problemas ortopédicos, como fascite plantar, esporão de calcâneo ou até mesmo pé chato. Com um design pensado para promover a saúde dos pés, esses sapatos distribuem o peso de maneira equilibrada, evitando o desgaste excessivo das articulações.
Além da funcionalidade, os sapatos ortopédicos evoluíram bastante em termos de estilo e design. Hoje em dia, é possível você encontrar muitos modelos que combinam bem o conforto com o design moderno, permitindo que as mulheres não precisem escolher entre estilo e saúde, sabe? Eles estão disponíveis em diversas opções, como sandálias, sapatilhas e até botas, garantindo que o visual esteja sempre alinhado com as tendências da moda, sem abrir mão do conforto e do cuidado com os pés.
Esses sapatos também são confeccionados com materiais de alta qualidade, como solados antiderrapantes, palmilhas com planta anatômicas e tecidos que permitem, inclusive, a respiração dos pés. A estrutura desses modelos visa acomodar os pés de forma que haja menos pressão nas áreas mais sensíveis, além de, oferecer maior estabilidade na pisada, tornando-os perfeitos para uso prolongado.
Para quem tem necessidades ortopédicas específicas, os sapatos ortopédicos femininos são uma verdadeira solução. Eles são recomendados por especialistas para prevenir e tratar problemas nos pés, proporcionando uma experiência mais confortável e saudável. Se você busca um calçado que ofereça todo o suporte que os seus pés merecem, vale a pena considerar um sapato ortopédico como parte do seu guarda roupa.
57. Sapatenis
O sapatênis feminino é uma dos modelos de sapatos mais versáteis que há no momento. Ele combina o dua que toda mulher ama: conforto e estilo, sendo opção perfeita para quem busca um visual casual, rápido e descomplicado sem abrir mão da elegância no visual. Com design inspirado no tênis, mas com acabamentos mais refinados, ele pode ser usado tanto nas ocasiões informais quanto em ambientes de trabalho mais descontraídos. A variedade de cores e materiais, como couro, camurça e tecidos, oferece opções que combinam com diferentes personalidades, looks e gostos.
Uma das maiores vantagens do sapatênis é a sua praticidade. Ele combina facilmente com diferentes peças do guarda roupa feminino, como jeans, shorts, saias e vestidos, o que torna essa escolha certeira para o dia a dia. Além disso, a sola confortável e o acabamento mais sofisticado permitem que ele seja uma excelente alternativa para você que está em busca de um visual mais arrumado do que o tênis esportivo, sem abrir mão do conforto.
Para aquelas que desejam unir conforto e estilo, o sapatênis feminino é uma aposta mais que certa, viu! Combinando perfeitamente com looks descontraídos ou até mesmo um visual mais alinhado para o trabalho, ele é um item indispensável no guarda roupa de quem preza por estilo e versatilidade. Aposte!
58. Chuteira feminina
As chuteiras estão ganhando cada vez mais destaque, especialmente com o crescimento do futebol feminino no Brasil e a popularização do esporte entre as mulheres e meninas. Elas são desenvolvidas para proporcionar maior conforto, estabilidade e desempenho no campo, com materiais de alta qualidade que garantem durabilidade e aderência. Com designs modernos e cores vibrantes, as chuteiras femininas são pensadas não apenas para a performance, mas também para o estilo, atendendo às necessidades das atletas em diversas superfícies, como gramado, society ou futsal.
Além disso, a escolha da chuteira ideal pode influenciar diretamente no desempenho durante o jogo. Modelos com travas específicas para cada tipo de terreno proporcionam, de fato, uma melhor tração e maior equilíbrio, enquanto tecnologias de amortecimento ajudam a proteger os pés de impactos constantes. As chuteiras femininas atuais combinam funcionalidade e estilo, oferecendo o suporte necessário para que as jogadoras possam dar o seu melhor em campo, seja em treinos ou competições.
59. Papete
Você já deve ter ouvido falar sobre ela. A papete é um tipo de sapato conhecido pelo seu conforto e estilo casual, sendo ideal para os dias quentes e looks mais frescos e despojados. Inspirada nos modelos tradicionais de sandálias de tiras, a papete se destaca pelo solado mais robusto e pelas tiras ajustáveis que proporcionam uma maior segurança e praticidade ao caminhar. Com design versátil, ela pode ser usada tanto em produções mais esportivas quanto em composições mais modernas, garantindo leveza e frescor no visual.
Esse tipo de sapato é perfeito para quem busca aliar moda e funcionalidade no dia a dia. Disponível em diferentes cores e materiais, a papete pode ser combinada com vestidos, shorts, saias e até calças, criando um visual descontraído, mas cheio de estilo.
60. Sandália abotinada
A sandália abotinada é uma peça curinga no guarda roupa da mulher moderna, pois combina a sofisticação de uma bota com o shape de uma sandália. Esse modelo, caracterizado por ter uma parte fechada que envolve o tornozelo, oferece um visual moderno e elegante. Além disso, ela pode ser encontrada em várias versões, como com salto fino ou grosso, aberta nos dedos ou com recortes estratégicos, permitindo combinações desde looks mais casuais até produções noturnas mais sofisticadas.
Perfeita para as estações mais amenas, a sandália abotinada é versátil e pode ser usada tanto com vestidos e saias quanto com calças de corte reto ou skinny. Ela traz uma pegada ousada e urbana ao look, valorizando o estilo de quem busca estar na moda sem abrir mão do conforto.
61. Sapato com cordões
Os sapatos com cordões femininos são a escolha perfeita para mulheres que gostam de uma combinação de estilo e conforto. Com amarrações que proporcionam um ajuste personalizado, eles são ideais tanto para looks casuais quanto para composições mais elegantes. Disponíveis em diversas cores, materiais e modelos, como oxfords, tênis ou sandálias, os sapatos com cordões são versáteis e oferecem um charme extra ao visual, trazendo um toque moderno e ao mesmo tempo clássico.
Além de estilosos, esses sapatos são extremamente funcionais. As amarrações garantem mais segurança e firmeza ao caminhar, sendo uma ótima opção para o dia a dia. Seja em uma produção para o trabalho ou para momentos de lazer, os sapatos com cordões complementam o look com um toque de sofisticação, sem perder o conforto.
62. Soco Clog
O sapato Soco Clog feminino é uma peça que une conforto e estilo, ideal para quem busca praticidade no dia a dia. Com inspiração nos tradicionais tamancos, o Soco Clog se destaca por sua sola resistente e design fechado, proporcionando um visual moderno e descontraído. Além de ser fácil de calçar, ele oferece extremo conforto para o uso prolongado, sendo uma ótima opção para rotinas mais intensas
FAQ e Curiosidades Sobre Tipos de Calçados Femininos
Ainda com dúvida sobre estilos de calçados femininos? Então dá uma espiada nas dúvidas com perguntas e respostas sobre sapatos femininos:
Quais são os tipos de sapatos femininos mais confortáveis?
Há vários modelos de sapatos confortáveis, cada um dependendo da estação e ocasião, mas em geral são: chinelos, pantufas, sapatilhas, tênis e rasteirinhas.
Qual a cor de sapato feminino que combina com tudo?
Escolha sapatos em cores básicas e essenciais como o preto, cinza, azul marinho, grafite e em tons terrosos como marrom, caqui, marrom chocolate, terracota, bordô ou nude.
O que é um sapato feminino neutro?
Calçados neutros são peças curinga no armário feminino, geralmente encontrados nas cores como caqui, marrom, preto, nude e são caracterizados por serem projetados prezando o conforto, a leveza e pela facilidade de combinar facilmente com roupas de diferentes cores.
Quais são os principais modelos de sapatos fechados femininos?
Sapato feminino fechado social como scarpin, bota de cano curto ao cano alto, mocassin, tênis e oxford.
Quais os calçados mais usados pelas mulheres?
Os sapatos femininos mais usados pelas mulheres são geralmente definidos pelo estilo e conforto como o tênis, sapatilha, sandália baixa.
Como chama sapato fechado feminino?
Há vários modelos de sapato fechado feminino, geralmente, os mais escolhidos pelas mulheres são: mule feminino que está em alta, o mocassim pela praticidade, scarpin pela elegância e o tênis pela praticidade e conforto.
Como se chama o sapato que é aberto atrás?
Nas estações mais frescas e quente como a primavera e o verão, muitas mulheres optam por alguns modelos de sapatos que são abertos atrás, por ser estilo e arejado, como mule, tamanco com salto, sandália tanga e babuche.
Como chama o sapato que parece bota?
O modelo de sapato que parece uma bota feminina é chamado de ankle boot e você encontra em diversas cores como preta, marrom, nude, branca entre outras.
O que combina com mocassim feminino?
O mocassim femininos é um dos modelos de sapatos femininos mais flexíveis quando o assunto é combinação para o look casual, como saia curta, saia midi, calça de sarja ou jeans, bermuda ou shorts e até com alguns modelos de vestidos. Combine um jeans com uma t-shirt descolada, adicione uma bolsa e jogue um blazer e pronto!
Quais as categorias de sapatos que existem?
Os sapatos femininos podem ser divididos em várias categorias, cada uma projetada para ocasiões diferentes e com estilos variados. Algumas das principais categorias incluem sapatos de salto, como scarpins e sandálias de salto alto, que são ideais para eventos formais ou ocasiões em que se deseja um look mais sofisticado. Já as rasteirinhas e sapatilhas são perfeitas para o dia a dia, oferecendo conforto sem perder a elegância.
Outra categoria essencial são os tênis, que podem ser tanto casuais quanto esportivos, sendo versáteis para passeios ou atividades físicas. Para os dias mais frios ou looks mais ousados, as botas são uma excelente opção, com variações que vão desde ankle boots até coturnos e botas de cano longo.
Como se chama sapato alto?
O termo genérico para sapatos de salto alto em português é “sapato de salto alto” ou simplesmente “sapato alto”. No entanto, dependendo do estilo e da altura do salto, esses sapatos podem ser chamados por nomes específicos, como: peep-toe, plataforma, scarpin, luiz 15, anabela ou stiletto. O nome exato pode variar de acordo com a região e a preferência do fabricante ou da pessoa que os usa.
Considerações Finais sobre Modelos de Sapatos Femininos
Viu que a lista é grande e repleta de modelos para apostar. A ideia é te apresentar todas as possibilidades de modelos para você ter a melhor experiência e saber como acertar ao comprar sapatos femininos, pois sabemos que, as vezes, vemos um modelo mas não sabemos explicar para o vendedor ou pesquisar pelo modelo na web, né? Pois bem, agora você já sabe de cor e salteado (✅)!
Vale lembrar que, os exemplos mostrados e listados neste artigo correspondem aos modelos e nomes de sapatos femininos disponíveis atualmente no mercado. Note também que cada estilo ou modelo serve para um propósito específico e que, cada um deles, pode também complementar e combinar com diferentes tipos de looks para diferentes ocasiões.
Notou que muitos dos tipos de calçados podem ser uma mixagem, uma combinação de tipos de calçados, tipos de salto e estilos. Isso significa que a quantidade real de diferentes tipos de calçados femininos é quase imensurável! São muitos modelos, não é mesmo?
E nunca é demais dizer que, é sempre uma boa ideia considerar os três pilares do sapatos: o conforto, a funcionalidade e o estilo pessoal ao escolher os sapatos certos para a ocasião.
Quais os estilos de calçados você costuma usar? Sentiu falta do seu tipo de sapato favorito? Diz pra gente aqui nos comentários abaixo! Nós vamos adorar saber.
SWEET LUCY®
A SWEET LUCY é a primeira loja online, no Brasil, de acessórios voltada ao público feminino. Aqui em nosso blog de moda e beleza você encontrará artigos para ficar por dentro do universo fashion com dicas de moda, looks e estilos para se inspirar e beleza feitos especialmente para você por nosso #SWEETLUCYteam e pela Lucy, além, é claro, de você ficar por dentro de tudo o que acontece aqui na SWEET LUCY Acessórios ♡