como limpar bijuterias

Como Limpar Bijuteria

Compartilhe!

Mulheres amam bijuterias! Qual mulher não gosta de usar uma bijuteria fina e linda? Elas, as bijuterias, deixam o visual básico ainda mais lindo dando aquele toque que o look precisa deixando-o ainda mais glamuroso.

Nós também amamos bijuterias semijoias e é por isto que, neste artigo, vamos te orientar como limpar bijuterias da forma correta e com todo o cuidado necessário para que você tenha seu acessório por mais tempo.

Evite Que Suas Bijuterias E Semijoias Escureçam Ou Fiquem Verdes

  • Quando chegar em casa, retire as suas bijuterias e demais acessórios e deixe arejar um pouco, assim evita a proliferação de fungos nas peças.
  • A regra é clara: usou, limpou. Limpe sempre as suas bijuterias após o uso, para isto, use flanela macia, limpa e seca com cuidado, não precisa lustrar. Se você comprar bijuterias finas aqui na SWEET LUCY®, nós oferecemos de brinde a nossa flanelinha de bijuteria que é de uso específico para limpeza de bijuterias.
  • O mesmo vale para aquelas bijus que ficam na caixinha por longo tempo sem uso, elas também precisam de cuidados. De tempos em tempos, não esqueça de abrir os saquinhos ou a caixa para ver se estão bem conservadas.
  • E não higienize suas peças, sejam elas bijuterias, semi joias com nenhum tipo de produto químico (já falamos acima, lembra? ), exceto se o fabricante lhe assegurar o procedimento de usar algum produto. Apenas a flanela seca já é o suficiente.
  • Guarde-as dentro de um porta joia forrado com tecido macio ou aveludado, ou mesmo em saquinhos de tecido — use o saquinho que você recebe comprando bijuterias na Sweet Lucy 😉
  • O mais importante é observar no momento da aquisição do seu acessório, geralmente, vem as orientações de uso e conservação e seguindo tais instruções do fabricante a sua bijuteria ou semi joia terá uma vida mais longa.

Vem com a gente!

Como Limpar Bijuteria

Primeiramente, saber identificar se seu acessório é uma bijuteria, semi joia ou joia, pois para cada um destes tipos de materiais, um processo de limpeza diferente. Cada um exige cuidados específicos e geralmente estas orientações vem com a peça no momento da compra (e que devem ser seguidas!)

como limpar bijuteria

As vezes aquela biju que a gente tanto adora começa a dar sinais de uso, né? Elas acabam ficando escuras com o tempo e, pensando nisso, e a gente acaba deixando ela de lado, sem usar.

Pensando nisto apresentamos aqui, algumas dicas, a fim de, te ajudar a forma correta de como limpar e dos cuidados específicos de como conservar as bijuterias para que elas durem mais.


O Que É Bom Para Limpar Bijuteria Dourada

A limpeza da bijuteria dourada requer cuidado e o uso da flanela mágica específica para limpar bijuteria é o mais indicado, ela é feita com tecido próprio para lustrar e dar devolver o brilho do dourado.

Se o seu acessório for uma bijuteria, não recomendamos que passe abrasivos ou produtos industriais, isto pode fazer com que sua biju escureça alguns dias depois, perdendo assim todo o brilho e banho da peça.


Por que Semi Joia Fica Verde

Tanto peças em semi joia quanto em bijuterias ficam verde por falta de cuidado ao usar e guardar. É só seguir as orientações que citamos mais acima e você terá suas bijus por muitos anos.

1. Limpar Bijuterias Que Ficam Verde

O mais importante antes de tudo é não deixar sua bijuteria entrar em um estágio de esverdeamento. A cor verde em bijuterias significa o excesso de suor que está na peça, ou seja, a sua peça está suja e que não foi cuidada como deveria.

  • Algumas bijuterias reagem bem limpando com água gaseificada, basta você colocar meio copo desta água e mergulhar sua peça e deixar por algumas horas, você não precisará esfregar os acessórios
  • Outra dica interessante é limpar com sabão de coco, para isto, molhe uma flanela macia e úmida na água em temperatura ambiente e passe levemente no sabão de coco. Limpe de forma delicada, sem atrito e sem em esfregar.

2. Limpar Semijoias Folheada a Ouro

Limpar semijoias folheadas a ouro também requer cuidados específicos.

Algumas peças mesmo com banho folheado reagem ao calor do corpo, suor, etc e por fim acabam escurecendo.

Então para limpar semi joias folheadas a ouro, é simples, basta uma escova de dente, um detergente neutro e água, faça esta mistura em um copinho, passe na escova e passe suavemente em sua bijuteria folheada.

3. Como Limpar Bijuteria de Prata

Para realizar a limpeza da bijuteria prata você deve ficar atenta a estes dois tópicos:

  • Existe o acessório bijuteria em banho prateado, como zamak, níquel, etc.
  • Há a bijuteria de prata, conhecidas como semi joias de prata 925 ou 950, prata bali, etc
limpar bijuteria de prata

Para semi joias de prata 925 há produtos abrasivos próprios indicados para a limpeza e brilho deste tipo de peça. Outra dica é usar a pasta de dente que também tem abrasivo em sua composição. Peças que recebem o banho de prata possuem uma camada externa mais resistente, se comprado o banho aplicado na bijuteria, por isto o abrasivo não é um agressor no banho ou brilho da bijuteria de prata.

Outra forma de fazer a limpeza de bijuterias de prata é usar a mesma técnica aplicada aos folheados, que citamos acima, ou seja, agua e detergente neutro, usando um escova de dente com cerda macia sem pressionar, apenas passando a escova na peça. Você também pode colocar meio copo de agua, algumas gotinhas de detergente neutro e mergulhar os itens nesta solução, passe um pano tipo flanela, ou outro macio.

Já bijuteria de banho prateado, zamak ou níquel ou semelhantes, o procedimento é super simples, basta você limpar com a flanela de bijuteria, conhecida como flanela mágica.

Há recomendações com bicarbonato se sódio, particularmente, não recomendamos, porque o bicarbonato é um pó tipo areia fina e ao dar atrito na peça, pode remover o banho de brilho aplicado na fabricação da peça.

4. Como Limpar Bijuterias Com Pedras

Limpar bijuterias com strass e colar semijoia com pedra zircônia requer um cuidado maior, pois são itens delicados e cheios de detalhes e pedrinhas. O mais importante é ter cuidado na hora de limpar, nada de força, apenas jeito leve. Basta preparar um pouco de agua com algumas gotas de detergente neutro ou shampoo de bebê e usar o cotonete limpando assim, pedrinha por pedrinha. Enxague em agua em temperatura ambiente a fria e deixe secar naturalmente sobre um papel toalha.


Posso Limpar Bijuterias com Água Oxigenada

Depende. E explicamos o motivo. A água oxigenada também é um produto de composição química, e até ajuda a limpar algumas bijuterias, mas desde que elas tenham um banho de muita qualidade, pois caso contrário, você poderá perder a bijuteria.


Posso Usar Vinagre Para Limpar Bijuterias?

Não é recomendado usar vinagre para limpar bijuterias. O vinagre — seja ele qual for — é um produto químico e tem forte reação. Ao limpar sua bijuteria com vinagre pode acontecer de elas escurecerem.


Posso Usar Água Sanitária Para Limpar Bijuterias?

NÃO! Nem por pensamento, fuja de dicas que aconselham usar água sanitária para limpar bijuterias.

A água sanitária — conhecida em algumas regiões como cândida — é um produto altamente químico e forte e pode tirar todo o brilho e a qualidade do banho na peça, o mesmo vale para aspirinas, que não tem a finalidade de limpar bijuterias.

Vale lembrar que algumas técnicas até funcionam “temporariamente”, mas é certo que, as bijuterias vão escurecer novamente sem a possibilidade de voltar o banho natural da peça. Vão perder o banho de brilho — que é a proteção do acessório — e consequentemente a cor do banho dourado, rosé ou prata, ródio, …

E por fim, se você souber preventivamente como conservar suas bijuterias você evitará todo este procedimento de limpeza. Conservar e cuidar da bijuteria ainda é a melhor opção 😉

E aí? Gostou das dicas de como limpar a bijuteria? Coloque em prática hoje mesmo!


Compartilhe!

2 comentários em “Como Limpar Bijuteria”

  1. Paulinha

    Adorei as dicas de vocês de como limpar bijuterias, vou já fazer nas minhas. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja VIP! Assine nossa newsletter!

X
error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
Rolar para cima