choker-chocker-shoker-como-escreve

Chocker, Shoker, Shocher … Afinal Como Se Escreve?

Compartilhe!

O acessório virou moda e é normal surgir aquela dúvida de como se escreve Choker ou Chocker, Choke, Shoker ou Shocher? Afinal, são tantas consoantes que a gente se perde, né? Então fique por aqui e confira o significado deste acessório e saiba como se escreve corretamente o nome do colar que tornou a tendência da moda!

Chocher Ou Choker

A dúvida que sempre surge é como se escreve chocker ou choker?

A grafia correta é choker, sem a letra “C” e com a letra “K”. Sua tradução literal é “sufocador”. A tradução é muito “ao pé da letra”, mas a partir do momento em que o acessório fez parte do universo fashion, ele passou a ser reconhecido e chamado como colar gargantilha.

Choker Como Falar

Assim como a escrita, a forma como falar choker também gera muita dúvida, uma vez que, a palavra não faz parte da língua portuguesa.

A pronúncia de choker, na versão americana, é CHōkər — tem um som parecido com este “tchôkêr” e não “tchuquer”, como muitos pronunciam.

Dá um play abaixo para saber como se fala choker.

O Que É Choker

Você deve se perguntar qual o significado de Choker em português?

Choker é uma palavra de origem inglesa. O choker é um tipo de colar curto, é conhecido mais como uma gargantilha para ser usada bem rente ao pescoço.

É um colar em metal ou faixa ornamental de tecido que se ajusta bem ao pescoço (ou se preferir, pode usar o choker um pouco mais soltinho, dependendo do modelo).

Os chokers, também são conhecidos popularmente como colar tipo coleira, pois como dizemos acima, são usados justo ao pescoço. O choker não tem um significado de atitude, nem associações e outros conceitos, e sim, o choker é estilo de colar curto que segue a tendência da moda e que traz um traço marcante e de presença no look. Ponto!

Os chokers podem ser feitos de uma grande gama de materiais, incluindo elementos como o veludo, as pedrarias e contas, camurça, couro ou de metal como os de prata, bronze, ouro envelhecido, dourado, etc.

Eles também podem ser adornados de várias maneiras, incluindo miçangas, tachinhas, spikes, fechos e pingentinhos.

Quando Surgiu o Choker

Engana-se quem acredita que os chokers são acessórios femininos da moda das últimas décadas!

Eles são mais antigos do que imaginamos, basta fazer uma busca na história da humanidade.

Os chokers são um estilo de acessório que passou por ciclos de grande popularidade desde o antigo Egito, em especial no século 18, final do 19, início do anos 1920 e 1960-70, 90 e mais recentemente nos anos 2010, como veremos mais adiante.

Confira a seleção de algumas gargantilhas históricas:

o que é choker
mulheres usando choker na antiguidade

o que é choker como se escreve
Choker na história

PS.: Gente! Como faço para ter uma cinturinha de pilão da amiga, aí na foto acima? ?

Em suma, é legal saber que o choker não é um acessório tão novo assim, e que, ele faz parte da história da moda quando o assunto é acessórios femininos.

Estes dias estava naquele mood tbt — matando a saudade anos 90 ? — e lembrei do vídeo da música Vogue, da singer Madonna, com uma super performance que ela fez para a MTV Music Awards, onde ela usa um choker estilo vitoriano baphônico.

Em off: Que saudade da magnitude das edições do MTV Music Awards 90 #saudadinha

Dê um play e “strike a pose” 🙂

Madonna usando Choker em vídeo Voque na MTV Music Awards

A SWEET LUCY tem uma linha exclusiva contendo uma linda seleção de colar choker, inclusive, os modelos de choker estilo vitoriano para você adicionar agora mesmo no seus looks!

Vale lembrar, para quem não sabe, que em nosso site há uma seção exclusiva de acessórios estilo vintage para você que ama aquele toque antiguinho e charmoso na produção.

São modelos autorais, de fabricação própria e exclusivos da loja mais queridinha quando o assunto é acessórios femininos!

A Moda Chokers Anos 90

Aproveitando o 90’s feelings … Sabe aquele acessório queridinho que caiu no gosto de todas as mulheres? Pois é, foi o choker! Ele virou uma febre mundial!

Acredite! O choker foi o acessório mais desejado e mais usado nos anos 1990, quando o assunto era colar.

Leia mais sobre:

    Muitas celebridades começaram a usar e ostentar o it acessório nos looks dos shows das premiações como as da MTV Video Music Awards (que já citei acima), Grammy, Billboard Music Awards, entre outras.

    Eu, Lucy, fiz parte da geração rock grunge anos 90 e confesso que por algum motivo, a tendência de gargantilha me atraiu e mesmo porque, eu sempre gostei de moda e acessórios. Era um ‘fashion fever’ entre as it girls do ensino médio.

    Usava o choker grudado no pescoço, pois era um acessório que complementava o look grunge — que era básico — e minha proposta era dar mais personalidade e deixar o look mais feminino e moderno, além de adicionar um toque de sensualidade que o choker proporciona.

    O choker era uma tendência entre as garotas do ensino médio, da época.

    Choker da Moda Atual

    Saindo do #tbt e trazendo para o mundo fashion mais atual, o colar choker voltou com tudo em 2012, deu uma sumidinha e reapareceu desde 2016, e claro, ganhou espaço nos diferentes tipos de looks das brasileiras. O choker veio para ficar e é o tipo de gargantilha da moda!

    O que antes era usado para as curtidoras do rock anos 90, eis que, o colar estilo choker ressurge repaginado.

    O choker reapareceu nas passarelas internacionais de moda das grandes marcas como a Channel e a Dior, a tendência do choker veio evoluindo nos ateliês e joalherias e chegou com a proposta moderna em diferentes modelos com shapes que tomaram formas e interpretações atualizadas.

    onde comprar choker
    Comprar choker incrível é na Sweet Lucy!

    Os modelos modernos de chokers permitem ser usados desde aquele look mais básico ao mais sofisticado.

    Basta escolher o modelo que mais combina com seu estilo e com a ocasião que irá usar o seu choker. Ele vai agregar e se adaptar ao look que você deseja.

    E aproveitando que o colar choker está na moda, então que tal repaginar seu look com os modelinhos exclusivos da SWEET LUCY? Você vai amar! Visite agora mesmo a nossa seção de chokers!


    Compartilhe!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Seja VIP! Assine nossa newsletter!

    X
    error: Não Copie! Conteúdo protegido por lei!
    Rolar para cima